Vem aí as Tropas Estelares dos EUA

O presidente Donald Trump anunciou esta semana que estão em curso estudos para a criação de um novo ramo das forças de defesa americanas: a Força Espacial. A idéia, que em princípio parecia insólita e até descabida, acabou encontrando ressonância em muitas vozes por diversas razões. Uma delas, apontam os apoiadores da idéia, é de que os EUA não deve ter apenas presença no espaço, mas capacidade de lidar militarmente com possíveis países que disputam a “Nova Corrida Espacial”, como China e Rússia. Ou seja, a idéia não é defender a Terra de alienígenas.

Na verdade, isso faz bastante sentido ter uma área que centralize os esforços de space invaders, digo, space defense. Desde os primeiros momentos da era espacial, forças militares americanas estiveram envolvidas no programa espacial, inclusive após a criação da NASA. Por isso a idéia nem é nova. Em 2000, o secretário de Defesa da Gestão Clinton, Donald Rumsfeld, chegou a apresentar uma proposta semelhante, mas sem nenhum andamento.

Outros que defendem a idéia dizem que não há mais espaço para fazer a mesma coisa que aconteceu com a aviação militar, em que os EUA levaram mais de três décadas desde o primeiro uso militar do avião até efetivamente existir uma Força Aérea com a equivalência de atribuições ao Exército e Marinha.

Quando o estudo for concluído, deverá ser enviado em forma de proposta para o congresso americano e os eventuais debates, lobbies e conchavos irão acontecer para aprovar ou não o novo ramo das forças armadas, o que deverá levar um tempo, possivelmente alguns anos. Então não espere para tão cedo o anúncio da construção da Estrela da Morte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s