Adobe trabalha em sistema de inteligencia artificial para detectar fotos falsas

Vivemos numa época em que “photoshop” já virou até verbo. Então qualquer imagem que você vê é sempre para desconfiar. Desde aquela foto do perfil do Tinder com pele macia como pêssego e olhos brilhantes até propaganda governamental, tudo é pra questionar. Algumas são adulterações toscas, daquela que causam até risadas. Outras só um olho muito treinado e recursos avançados para perceber as adulterações. Há ainda outra categoria, a das falsificações criadas por profissionais especializados, que conhecem as técnicas de compressão e de geração de pequenos erros automáticos que permitem a identificação de manipulações em que mesmo um bom perito vai poder dizer no máximo que há suspeita de que a imagem pode ser falsa.

E a Adobe, a dona do Photoshop®, líder em softwares de manipulação de imagem, quer dar mais segurança para o mundo contra a legião da fotografia deturpada. O resultado está no relatório Learning Rich Features for Image Manipulation Detection, que apresenta uma técnica de computação onde um sistema de inteligência artificial pode detectar sutis variações, padrões de erros e extrapolar para o resto da imagem, permitindo identificar áreas adulteradas.

Ainda não se sabe se isso vai se tornar um produto da Adobe, mas com certeza peritos do mundo inteiro estão esfregando as mãos pensando nas possibilidades da aplicação dessa técnica. Em tese, isso poderia até virar algum tipo de funcionalidade para navegadores e aplicativos que sinalizariam quando o usuário se deparasse como uma montagem. Mas assim como o VAR tem ajudado a acabar com muita da alegria das mesas redondas de futebol, será que o mundo está pronto para viver sem discutir se aquela foto do Vladimir Putin cavalgando um urso é ou não falsa.

photoshop-putin-bear-picture-2635608

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s